sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A Melhor Colheita



Economize dinheiro e se alimente melhor


Jogamos fora cerca de 14% dos alimentos que guardamos na geladeira, de acordo com a empresa General Electric. Às vezes, exageramos nas quantidades e não damos conta de comer tudo dentro do prazo apropriado para consumo. Para piorar, alguns modelos mais antigos de refrigeradores têm uma umidade muito alta nas gavetas dos vegetais, o que acelera o processo de deterioração dos alimentos. O ideal seria colher as verduras e as frutas e mandá-las direto para a mesa, mas isso é quase impossível. Portanto, faça suas compras em locais onde as etapas entre o produtor e você – consumidor final – sejam mínimas. Feiras livres e hortifrútis são os mais indicados. Outra dica para evitar o desperdício: compre frutas, legumes e verduras semanalmente, e não pense em fazer estoques.



Ligue-se no caule
É ali que o mofo, igual àquela coisa branca nos morangos,
geralmente começa e onde o apodrecimento surge em vegetais, como abobrinha e chuchu.

Segure a mercadoria
Para escolher uma fruta, pegue e apalpe. Se sentir que o peso dela é maior do que você imaginava, é porque está cheia de suco. Já a fruta mole demais com certeza está muito madura.

Devolva as folhas
As quebradas ou amareladas indicam que também estão perto de estragar. Verifique se elas têm cor brilhante e se encontram livres de manchas.
Caso compre embalagens fechadas com verduras pré-lavadas, confira a saúde das folhas. Para melhor conservação, guarde-as higienizadas,secas e embrulhadas em sacos plásticos dentro da geladeira.

Conheça os brotos
Quanto mais unidos estiverem os botões dos aspargos, dos
brócolis e da couve-flor, mais frescos estão. Escolha uma couve-flor sem espaço entre os buquês e sem manchas. Os brócolis devem ter a cor verde-escura uniforme. A exposição prolongada à luz e ao calor faz com que percam grande parte da vitamina C.

Tudo verde
Alface, vagem e brócolis devem ter um verde brilhante. Não siga essa dica na hora de comprar batatas! Descarte as que apresentam brotinhos verdes e escolha aquelas com a superfície lisa.

A vez dos feios
Tomates pequenos e maduros são ótimos para dar consistência a molhos. Já os grandes vão bem em saladas.
Não compre os verdes, que amadurecem fora do pé. Eles têm menos vitaminas.

(Revista Men's Health)

εϊз εϊз εϊз

Nenhum comentário:

HOME