terça-feira, 21 de abril de 2009

Tiradentes

TIRADENTES
O Primeiro Grande Mártir da Independência do Brasil





TIRADENTES é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nasceu Joaquim José da Silva Xavier nascido em 1746 em Pombal, distrito de S. José d’el Rei (hoje Tiradentes), Minas Gerais; conhecido por Tiradentes, por causa do ofício que aprendera com o padrinho.

- 1780: Arregimenta-se como soldado.
- 1781: É promovido a Alferes.
- 1786: A mando do governador da capitania de Vila Rica, leva brilhantemente a cabo estudos demográficos, geográficos, geológicos, mineralógicos - quer de aplicação civil, quer militar.
- 1788: Envolve-se na Inconfidência contra a Coroa portuguesa
- 1789: Como conspirador, é preso no Rio de Janeiro.
- 1792: É enforcado em praça pública e depois esquartejado.

Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.

Em 1789 o Brasil-Colônia começava a apresentar algum progresso material. Os colonos iam tendo um sentimento de autonomia cada vez maior, achando que já era tempo de o nosso país fazer a sua independência do domínio português.

Tiradentes sonha e proclama:

- Esta terra há ser um dia maior que a Nova Inglaterra! Mas as suas riquezas só as poderemos alcançar no dia em que nos libertarmos do jugo dos portugueses para sermos os senhores da terra que é nossa.

Pede a várias pessoas que lhe traduzam livros políticos ingleses, também a Declaração da Independência americana. Os amigos pedem-lhe que pare, pois estava sendo seguido por dois granadeiros. Tiradentes achava-se, nessa ocasião no Rio de Janeiro e resolve retornar a Minas Gerais, mas vigiado como andava percebe ser impossível a fuga. Em anterior viagem, havia curado a chaga cancerosa no pé da filha de uma viúva. Pede-lhe ajuda. Tiradentes, por sua recomendação, vai para casa do ourives Domingos Fernandes, guiado pelo Padre Inácio Nogueira, sobrinho da viúva. Esconde-se na casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.

Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes.

"A Inconfidência não pretendia apenas libertar Minas e o Brasil do jugo da Metrópole. Queria - e isto é o que precisa ficar bem claro - formar aqui uma grande nação republicana, com suas indústrias e possuindo um corpo de leis moderníssimas, de acordo com os postulados revolucionários que agitavam a França e por influência inglesa e francesa tinham já sido vitoriosos nos Estados Unidos." (Brasil Gerson, in "História Popular de Tiradentes")

***

Nenhum comentário:

HOME