quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Poodle


POODLE


"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais,
e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime
contra a humanidade"

Leonardo da Vinci


Origem do Poodle - Muito se tem discutido sobre a verdadeira origem do Poodle. Alguns afirmam categoricamente que eles vieram da Alemanha sendo chamados de Pudel ou Pudellin, que significa "chafurdar", ou seja, brincar na água. Outros, com a mesma firmeza, afirmam que ele é originário da França onde era conhecido como Chien Canard ou "cão pato" por sua habilidade como nadador e caçador de patos. Há, entretanto, uma outra versão que considera o Poodle um descendente do Barbet, um cão originário da África do Norte e que mais tarde penetrou na Europa.

Tosa - Com relação a tosa, há evidências de que as variedades surgiram na Alemanha, na época do antigo Pudellin usado no pastoreio. Diz a lenda que o corte Leão servia para assustar os lobos que rondavam os rebanhos. Na França ele era tosado para facilitar sua movimentação na água durante a caça de aves aquáticas, deixando pêlos somente nas partes que necessitavam de proteção contra as baixas temperaturas da água, ou seja, na região em volta dos rins, pulmões e articulações. Acredita-se que os pompons das patas têm origem nos pompons das roupas dos palhaços pois o Poodle devido a sua notável inteligência sempre foi usado pelo meio artístico, anteriormente pelos saltimbancos e nos dias de hoje pelas trupes circenses.

O companheiro - O Poodle tornou-se cão de companhia por volta do século XVI, já em tamanho reduzido, e logo foi considerado um cão de luxo, ganhando assim a admiração dos aristocratas e passando a conviver intimamente com a vida palaciana. Naquela época possuir um cão de luxo conferia ao dono status e prestígio social.

Não podemos nos esquecer de citar ainda o Poodle Encordoado. Os especialistas acreditam que esta variedade de Poodle seja de procedência russa ou alemã. Chama-se encordoado pois sua pelagem tende a formar "cordas" (poil cordés) naturalmente. Existem polêmicas quanto a este encordoamento pois alguns afirmam que o pêlo encordoa devido a técnicas especiais, entretanto esta variedade de Poodle foi muito popular no século passado, principalmente na Inglaterra. Hoje é uma variedade muito rara. Acreditam que esta variedade tenha diminuído pelos problemas que este tipo de pelagem causa tendo em vista que as cordas não podem ser escovadas e nem bem lavadas o que ocasiona acúmulo de sujeira, insetos, etc.

Temperamento - O Poodle é um cão muito especial, nunca se considerará um cachorro, ele é parte da família! Acostumem-se a falar com ele, ele pode entender a entonação das palavras e os gestos de mão. Em pouco tempo entenderá tudo e até para a família parecerá mais pessoa que cão.

Gosta de carinho e convívio com as pessoas detestando que o deixem sozinho. Ao adquirir um Poodle nunca devemos esquecer que ele é um cão de companhia. Se as circunstâncias domésticas obrigam a deixar o Poodle sozinho durante muitas horas é melhor neste caso ter dois, assim um fará companhia ao outro.

É um animal de inteligência notável, vivaz, carinhoso e alegre, dócil, obediente, afetuoso e de fácil adestramento, apesar de não ser adequado como guarda, devido sobretudo a sua docilidade, ele latirá se observar alguma coisa fora do comum. Observará tudo com atenção e uma vez que aprenda um exercício nunca esquecerá.

Adora ter seus brinquedos e faz questão de guarda-los num lugar especial, que pode ser a própria caminha. São um pouco temperamentais e caso lhe chame atenção muito forte, ficará triste, mas logo voltará ao normal, o importante é que todos os membros da família o ensinem a se comportar corretamente, pois caso somente um lhe eduque e os demais só lhe façam afagos, ele nada aprenderá.

Os Poodles são extremamente sensíveis, ficam felizes quando vêem seus donos contentes, e tristes quando alguma coisa não vai bem. Se adaptam aos mais diversos donos em todas as idades. É um companheiro tranqüilo e compreensivo para as pessoas idosas, paciente e seguro com as brincadeiras das crianças, assim como pode ser um alegre entretenimento para pessoas que vivem sozinhas.

Possui uma grande capacidade de afeto e fidelidade e será o companheiro inseparável de toda a família.

Aparência Geral - Classificado como cão de utilidade e companhia. Harmonioso, mediolineo, de pelagem encaracolada, cacheada ou encordoada. Expressão inteligente, constantemente alerta, ativo, harmoniosamente planejado para impressionar pela elegância e dignidade.

O Poodle movimenta-se com uma andadura leve e saltitante. Jamais apresenta uma movimentação deslizante e alongada. Reconhecido por sua fidelidade, hábil no aprendizado e no adestramento, torna-se um cão de companhia particularmente agradável.


♥♥

Um comentário:

Fabio Brunetti disse...

Eu tenho um animalzinho de estimação. Chama-se Renato. Tem que ver que graça... Ele coça a orelha com o pé e lambe o próprio saco. Não é muito dócil, mas é inteligente.

HOME