quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Blecaute 2009



Apagão

Um blecaute atingiu várias regiões do país na noite da última terça-feira (10/11/2009) por volta das 22h13. Foram atingidas as regiões Sudeste e Centro Oeste, e alguns locais das regiões Sul e Nordeste.

A ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou lista na qual confirma que foram 18 os estados atingidos. São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo foram os mais afetados. Já Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Acre, Rondônia, Sergipe, Paraíba, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram parcialmente afetados.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a usina hidrelétrica de Itaipu teve um problema em uma das linhas de transmissão e precisou ser desligada.

Em 25 anos de atividade, esta é a primeira vez em que as 20 unidades geradoras de Itaipu são desligadas completamente. O apagão é um dos maiores da história do Brasil

Pelo menos 17 mil megawatts, o suficiente para abastecer a cidade de São Paulo, deixaram de ser transmitidos pelo sistema elétrico nacional, informou a assessoria de imprensa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Causa

Jorge Sanek, presidente da Itaipu, afirmou em entrevista à "Globonews" que por conta dos temporais e vendavais na região da usina houve um problema em uma, ou possivelmente duas, das cinco linhas de transmissão. Segundo ele, por um sistema de proteção, quando há um problema em uma linha, todas param para identificar a anormalidade.

Em comunicado oficial, a Itaipu afirma que a causa do blecaute não teve origem na hidrelétrica. De acordo com a nota, uma pane no sistema elétrico interligado provocou o apagão. Segundo a empresa, "a hipótese mais provável é que tenha havido algum acidente que afetou um ou mais pontos do sistema de transmissão, inclusive o de Furnas, responsável por levar a energia de Itaipu para o Sul e Sudeste, acidente este que provocou outros, fenômeno que se costuma chamar de efeito dominó."

Causas ainda não esclarecidas

As causas do apagão ainda não foram esclarecidas, ontem o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão apontou uma tempestade concentrada na região de Itaberá, interior de São Paulo, como responsável pelo blecaute, já o especialista em planejamento energético Mário Veiga, da consultoria PSR, defendeu a realização de investigações mais aprofundadas sobre as causas e sobre a demora no restabelecimento de energia, que em alguns lugares chegou a seis horas.

Para Veiga, o blecaute ocorrido na noite desta terça-feira foi surpreendente porque ocorreu em um sistema de transmissão dos mais robustos do mundo, que é o que parte de Itaipu.

"O caso de Itaipu é especial porque o fato de a hidrelétrica ser muito grande e distante dos centros consumidores a transmissão é feita por vários caminhos que correm juntos. São várias linhas que partem de Itaipu que percorrem o mesmo caminho. Por isso, é uma rede reforçada com capacidade para enfrentar chuvas e ventos muito intensos. Não existiu fenômeno climático nessa região que não fosse capaz de ser suportado", disse Veiga.

Falta Água

Vários locais permanecem sem água. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou na manhã desta quinta-feira que cerca de 300 mil consumidores da Grande São Paulo continuam sem água. No início da manhã, cerca de 6,7 milhões de pessoas estavam sem água devido ao blecaute que atingiu 18 Estados na noite de terça-feira. De acordo com a Sabesp, com a falta de energia elétrica, todas as estações de tratamento de água e as estações elevatórias deixaram de funcionar.


♥♥

Nenhum comentário:

HOME