segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Encanto das Fadas (Filme)



FairyTale: A True Story 1987 DVD-R

O Encanto das Fadas

Produzido em 1997 por Charles Sturridge, o filme “O Encanto das Fadas” (Fairytale: A True Story) conta a história de duas garotinhas que juravam ter visto e fotografado fadas verdadeiras no jardim enquanto brincavam. Porém este assunto gera uma grande polêmica entre os pais, jornalistas, fotografos profissionais e espiritualistas, gerando também um grande tumulto no vilarejo de West Yorkshire, na Inglaterra local onde as meninas supostamente viram as fadas.

O roteiro do filme é inspirado no famoso caso das fadas de Cottingley, ocorrido na Inglaterra em 1917, quando as primas Elsie Wright, de 16 anos, e Frances Griffiths, de 10, confirmaram a existência de fadas através de fotografias tiradas por elas.

O filme explora o fascínio das fadas, tendo como pano de fundo a disputa entre o escritor Sir Arthur Conan Doyle, conhecido por sua natureza racional e científica, e Harry Houdini, mestre da magia e do ilusionismo.

Na época, os pais de Elsie não acreditaram na autenticidade das fotografias. No entanto, alguns anos depois, a mãe de Elsie passou a se envolver com a Sociedade Teosófica, o que, aos poucos, a fez acreditar nas fotografias, posteriormente entregando-as a Edward Gardner, que levou as fotos muito a sério e buscou sua autenticidade.

O assunto foi tema de artigo publicado no mesmo ano na revista Strand por Conan Doyle. Em 1922, o autor até escreveu o livro "A Vinda das Fadas” (The Coming of the Fairies), em que tentava explicar o episódio recorrendo a fenômenos físicos.

As provas reunidas na época por Gardner comprovaram a possível legitimidade das fotografias, excluindo a possibilidade de dupla-exposição. Contudo, na edição da Science de 1983, Elsie e Frances confessaram que as fotografias foram forjadas e as fadas que nelas apareciam eram simples desenhos feitos à mão e recortados por elas. Mas, ainda que tivessem forjado as fotografias, elas ainda afirmavam que haviam visto fadas na infância.

As fotos ainda hoje são objetos de pesquisa - tendo sido exploradas até em episódio da série de televisao Arquivo X.

Assista esse filme completo e dublado em: Filmes Online FLV

***

Nenhum comentário:

HOME